terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ninguém pára esses moleques!

Jogo de abertura do hexagonal final do Sul americano sub-20, que dá duas vagas as olimpíadas de Londres 2012. Após boa campanha na primeira fase, os jogadores brasileiros tiveram que escutar que os chilenos levavam vantagem por já estarem acostumados com a altitude. Eles pagaram por isso no campo.

Primeiro tempo pegado, corrido, disputado e catimbado. Neymar mostrou toda sua categoria ao abrir o marcador de falta, encobrindo a barreira. Nem um minuto depois o Chile empatou com Carrasco, na falha do goleiro Gabriel.
Mal começou a segunda etapa e mais uma vez Neymar balançou as redes chilenas após o bom passe de cabeça de Bruno Uvini. O terceiro saiu em três toques: Gabriel bate o tiro de meta, Willian raspa de cabeça e Lucas encobre o goleiro, golaço! Tinha tempo para mais! Neymar tocou na direita para Diego Maurício balançar as redes em sua primeira participação no jogo. E o próprio Diego foi quem cruzou para Willian José fechar o marcador numa cabeçada certeira. Cinco a um para o Brasil.

Já havia visto lances e gols desta seleção, mas ainda não tinha parado pra ver um jogo inteiro. Não me arrependi, mesmo com o jogo terminando as 2h da manhã.
Entre tantas coisas positivas, vou começar destacando a atuação de uma dupla digna de Seleção Principal. Com apenas 18 anos, Neymar vai ganhando a experiência que lhe faltou em 2010. Grande nome dessa sub-20, ele puxa a responsabilidade para si, driblando sempre com objetividade, diferente do que fazia Robinho em começo de carreira, e o mais importante: fazendo gols.
Você consegue perceber o outro destaque só de olhar pra campo. Com a 10, e a camisa por baixo do calção, Lucas mostra como ser um exemplo dentro de campo. Ele corre o tempo inteiro, orienta, e quando a redonda cai em seus pés, sabe o que fazer. No jogo de ontem, foi ele quem sofreu a falta onde saiu o primeiro gol brasileiro. Falta essa feita para evitar o golaço que o garoto ia fazendo.

Se o Brasil tinha muito futebol, o Chile tinha muita... catimba? Não só isso, eles também tinham agressividade e até um pouquinho de futebol, que não aparecia, já que na maior parte do tempo eles estavam batendo nos brasileiros.
Um dos responsáveis por isso foi o árbitro da partida, Omar Ponce, que raramente aplicou cartões por faltas. Pra piorar seu desempenho, ele ainda amarelou Neymar por simulação quando o mesmo sofreu uma falta clara.

Tá tudo muito bom, mas devo falar que o setor defensivo do time de Ney Franco me preocupa. A começar pelo goleiro Gabriel que mais uma vez falhou. É o típico goleiro que defende as difíceis e deixa passar as fáceis. Um pouco mais a frente a dupla de zagueiros Bruno Uvini e Juan, que vira e mexe batem cabeça. Nas laterais, Danilo e Alex Sandro, não repetem o bom desempenho que tiveram no Santos em 2010.
Apesar deste defeito, creio que o Brasil é favorito para conquistar a competição, e com ela a vaga para buscar o ouro inédito em Londres. Ainda mais que nossos hermanos não andam bem das pernas. Ontem, na preliminar, eles perderam para o Equador por 1 a 0, com direito a pênalti desperdiçado na segunda etapa a lá Baggio.

O Brasil volta a campo na madrugada de quinta para sexta-feira para encarar a Colômbia. Fica a pergunta: dormir pra quê?

Nenhum comentário: