sábado, 5 de fevereiro de 2011

Clássico de opostos

Domingo, as 19h30, Figueirense e Avaí entrarão em campo para fazer o maior clássico de Santa Catarina em situações bem diferentes. A partida será realizada no estádio Orlando Scarpelli e poderá contar com sua lotação máxima pela primeira vez no ano de 2011. Isso porque finalmente foi instalado o sistema de monitoramento através de câmeras por todo o estádio. Dos 9 mil ingressos a disposição, quase todos já foram vendidos.

Líder do campeonato, o Figueirense está invicto e tem 100% de aproveitamento como mandante das partidas. Tem em Maicon, novo capitão da equipe, o seu grande destaque. Funcionando como terceiro homem de meio-campo, o camisa 8 dribla, passa com qualidade, e costumeiramente deixa os atacantes alvinegros na cara do gol. No caso de uma marcação individual no craque, que já virou rotina neste campeonato, outros jogadores tem qualidade suficiente para assumir a responsabilidade de organizar o time, caso do ala esquerdo Juninho e da promessa santista Breitner.

Já o visitante Avaí passou por muitos problemas em apenas 6 rodadas de campeonato estadual, mas já começa a enxergar uma luz no fim do túnel. Desde que Rafael Coelho estreou foram dois jogos, nenhuma derrota e muito futebol. Em Blumenau ele deu tudo de si, teve pelo menos três grandes oportunidades de gol, mas acabou parando no goleiro Flávio Kretzer, do Metropolitano. Na sexta rodada, ele abriu o caminho para a vitória sobre o Joinville com um gol de cabeça e mais uma vez não poupou esforços para ver o Leão saindo com os três pontos.

Avaí e Figueirense já realizaram este clássico por 392 vezes, e se não contar os confrontos realizados pela Copa Santa Catarina, o último vitorioso foi o Avaí somente em 2008. O jogo válido pelo returno do Catarinense daquele ano, terminou com vitória azurra por 2 a 0 com gols de Emerson e Bebeto. A última vitória do Figueira foi naquele mesmo ano. Em jogo válido pelo turno, o Figueira goleou o Leão por 3 a 0 na Ressacada com gols de Fernandes, Edu Sales e Alexandre, vulgo Pedalada. De lá pra cá, foram dois empates em 2009, e mais três empates em 2010.

Montei as prováveis escalações dos times para o clássico de domingo e comparei jogador a jogador pra ver quem leva vantagem, pelo menos no quesito qualidade. O atleta, que na minha opinião, leva vantagem, ganhou um estrela ao lado do seu nome. As notas para os atributos dos jogadores vão de 1 à 5. O resultado foi esse:

FIGUEIRENSE X AVAÍ
Zé Carlos é um dos melhores goleiros do estado e tem em sua reposição, principalmente com o pé, o seu ponto mais forte. Contudo, Wilson é ídolo do Figueirense e há alguns anos o melhor goleiro do estado. Ponto para o Figueirense.Bruno cresceu muito de produção em relação ao ano passado. Agora, além de defender bem ele vai ao ataque proporcionando perigo as defesas adversárias. Gustavo apenas começou a ganhar seu espaço no Avaí, ainda tem muito a crescer. Ponto para o Figueirense.Apesar de goleador, boa parte das bolas que entram na área alvinegra são nas costas do garoto vindo do Corinthians. Emerson Nunes tem mais qualidade, além de sair bem pro jogo. Ponto para o Avaí.Desde o fim do ano passado, quando conquistou a posição de titular do Figueirense no lugar de João Felipe, João Paulo tem feito grandes partidas; com a ausência de Roger Carvalho, tornou-se o xerife da defesa. Gian, ao que parece, ainda está se encaixando ao time azurra. Ponto para o Figueirense.Velocidade máxima com Juninho no corredor esquerdo do Figueirense, caso Maicon receba marcação forte, ele pode virar armador do time. Pará oscila entre boas e más partidas. Ponto para o Figueirense.Ygor, capitão até a quarta rodada, alia técnica e marcação, um volante completo. Já Bruno é o ponto fraco do Avaí, a qualquer momento pode perder a cabeça e ser expulso. Ponto para o Figueirense.Apesar das boas atuações de Diogo Orlando nas últimas rodadas, principalmente contra o JEC, Túlio é mais jogador. O camisa 7 alvinegro ainda tem muita experiencia, que conta muito em clássico.
Maicon é o melhor jogador do campeonato enquanto Fabiano é uma incógnita. Maicon é o típico jogador que pode decidir um jogo a qualquer momento.
Vindo do Santos, o garoto Breitner tem chamado a atenção dos alvinegros com sua velocidade e assistências precisas. Entretanto Marquinhos é um ídolo avaiano e se tem alguém que pode decidir este clássico a favor do Leão é ele. Ponto para o Avaí.
Héber a Maurício Alves tem muito em comum. Ambos são velocistas e jogam pelo lado de campo. A grande diferença é que o alvinegro é grande finalizador enquanto o atacante azurra treme ao encarar frente a frente os arqueiros adversários. 
O duelo entre atacantes fixos talvez seja o mais duro de todos. Mas acho que o momento que Rafael Coelho vive atualmente lhe dá vantagem na briga contra o centro-avante adversário.

Certamente muitos virão me cobrar caso algo que declarei acima aconteça completamente invertido. Vai que Wilson falhe, que o lateral Gustavo faça dois gols e acabe com o jogo... Por isso que o futebol é fascinante, porque não se pode prever nada.

Bom clássico a todos!

Nenhum comentário: