quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Vexame em azul e branco

O Avaí recebeu o Imbituba, do técnico Muller - tetracampeão mundial em 1994 - precisando da vitória para escapar da lanterna e entrar na luta por uma vaga entre os quatro que se classificam às semi-finais.

Um começo de jogo sofrível. As duas equipes se estudam e pouco se arriscam para buscar o gol. A história começa a mudar a partir dos 30 minutos do primeiro tempo. O Leão vai pra cima mas esbarra nas grandes defesas do experiente goleiro Sérgio. Na melhor delas, Batista acerta um lindo lançamento para Felipe, ele mata no peito e acha Arthuro sozinho dentro da pequena área, o centro-avante avaiano acaba chutando do defensor do Imbituba.

Começa a segunda etapa e o Avaí aparece com duas mudanças: Romano e Ildemar entram nas vagas de Felipe e Pará. Não surtiu o esperado. Com pouco mais de 10 minutos de bola em jogo, foi o Zimba quem inaugurou o marcador, após contra-ataque fulminante. Alan teve tempo de chutar duas vezes, a primeira parando em Zé Carlos, e a segunda estufando a rede à direita das cabines de imprensa da Ressacada.
A paciência da torcida avaiana esgotou aos 22 minutos, quando Vágner Benazzi decidiu sacar o zagueiro Rafael para pôr o garoto Jhonny. Não demorou muito para o camisa 24 cruzar na área e Maurício Alves perder uma chance inacreditável.
A pressão azurra aumentava cada vez mais com a aproximação do fim da partida. Aos 28, Arthuro colocou Jhonny na cara do gol, que acabou sendo desarmado depois de demorar muito para finalizar. Dois minutos depois, lá estava Jhonny Dias mais uma vez na cara do gol, desta vez chutando de esquerda ao lado da baliza.
Apesar do domínio avaiano, o Imbituba conseguia chegar com muito perigo nos contra-golpes. Aos 35 Zé Carlos foi obrigado a fazer uma grande defesa jogando a bola para escanteio.
Já nos acréscimos, o Avaí pareceu desistir do jogo, foi caindo aos poucos. Até que o árbitro resolveu apitar o fim de jogo, decretando mais uma derrota do Avaí.

Com quatro derrotas em quatro jogos, o Avaí, time da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, passa vergonha no fraco Catarinense. Com a excessão de Marquinhos, nenhum dos reforços mostra qualidade. Lanterna da competição, o Avaí depende muito dos que estão para estrear, se eles não desmonstrarem muito futebol, a coisa ficará feia para o Leão.
A situação é tão critica, que o único gol marcado pelo time azurra, foi contra, na primeira rodada.
Resta agora levantar a cabeça e encarar o Metropolitano no fim de semana, inspiração !

Do outro lado, o Imbituba conquistou sua primeira vitória, chegou aos 5 pontos e afastou-se da zona do rebaixamento, que é seu grande objetivo... manter-se fora dela, é claro!

Foto: Flávio Neves

2 comentários:

Alan Aguiar disse...

Se o Avai marcasse apenas 10% dos gols perdidos ia ser no mínimos uns 4 a 0 no Imbituba, mas a velha máxima se fez presente, quem não faz, leva.

Marcelo disse...

Alan, o problema é que com Arthuro e Mauricio Alves no ataque não vai fazer 4 gols. A maior prova disso é que em 4 jogos fez um gol, contra!
Mesmo assim o Avaí dominou o jogo, acabou por se abrir demais nos contra-ataques. O Zimba, desperdiçou pelo menos duas chances claríssimas de matar o jogo.

O negócio é botar logo os tais "titulares" a jogar, e fazer figa para serem craques, ou estar jogando como tais, ou então a coisa vai ficar preta.