terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Moda "Modinha"

Pode ficar tranquilo, estamos dentro das quatro linhas, e não em uma passarela. Mas vamos falar do que realmente interessa. Agora é moda entre as torcidas chamar aqueles que tem um ponto de vista crítico de "modinha" ou até mesmo "corneteiro". Bom, talvez eu tenha pego muito leve com os torcedores que fazem isso. São os famosos chatos encontrados em um estádio de futebol, aqueles que pegam no pé daquele metido com sua chuteirinha colorida, que jogam amendoim, e por fim vaiam, palavra esta tão temida pelos amantes do estilo "apoiar até morrer".
O que acontece, e tantos não conseguem enxergar por estarem focados em fazer a vontade da maioria ou talvez minoria que pense ser a maior parte, é que a vaia faz parte do futebol e por vezes é necessária para que algo errado seja retificado.

Um exemplo bobo mas capaz de mostrar isso no cotidiano é uma criança de 8 anos e sua mãe, que tenta educa-lo. Ao pôr suas mãos em uma tomada, a criança ouvirá uma repreensão de sua mãe, um reforço negativo. Por demonstrar-se grossa, a mãe estava querendo o mal de seu progenitor? Claro que não, ela só queria que ele não tomasse mais aquelas atitudes equivocadas.

No futebol é assim, talvez a vaias que os verdadeiros modinhas julgam ser impertinentes mostrando apenas seus deméritos, tenham alguns pontos positivos.
O futebol de Santa Catarina mostrou isso nesta semana: após perder um gol incrível e quase ser crucificado, literalmente, pela torcida do Figueirense em jogo válido pela Série B no sábado, Jean Carioca deu a volta por cima marcando o gol da vitória de seu clube dois dias depois.
De herói a vilão em um curtissímo período de tempo. Será que se nã fossem os "puxões de orelha" da torcida alvinegra, o atleta se motivaria o bastante a ponto de dar a volta por cima?

Uma torcida de verdade não se faz somente com elogios, críticar também é nescessário. Quando se quer o bem de algo tão relevante, não se pondera o sentimento, ele flui naturalmente. Aqueles que dizem se controlar com o argumento de que só o apoio é importante, estão mentindo em primeiro lugar, já que afirmam isso só para estar na moda. E em segundo lugar, não são torcedores, já que o torcedor de verdade não consegue controlar seus sentimentos.

Nenhum comentário: