terça-feira, 27 de julho de 2010

O primeiro passo de Mano Menezes

Não começarei minha análise sobre a primeira convocação de Mano Menezes pela Seleção Brasileira com algum trocadilho envolvendo o nome do treinador como foi feito na maioria do textos sobre isso, só pra avisar mesmo. Mas que Mano foi ousado, isso sim, renovou mais do que qualquer torcedor poderia imaginar.

Do Rio Grande do Sul, para o Brasil, para o Mundo? Luís Antônio Venker de Menezes chegou à seleção de seu país com 48 anos com o objetivo de renovar para conquistar o Mundo jogando em casa na Copa de 2014. Como jogador Mano não foi grande coisa, jogou apenas em pequenos times gaúchos tendo sua grande glória no acesso do Guarani-RS para a segunda divisão do Gauchão.

Formado em Educação Física, Mano teve Paulo Autuori como mestre, com quem estagiou em 1997, quando o ultimo comandava o Cruzeiro. Depois disso ele voltou ao Guarani como treinador, passou por Brasil de Pelotas, Iraty, 15 de Novembro e Caxias até chegar ao comando do Grêmio, onde ficou conhecido nacionalmente.

No Grêmio levou o time de volta a Série A com o titulo da Segunda Divisão em 2005, conquistou o bicampeonato gaúcho 2006-2007 e foi vice-campeão da Copa Libertadores em 2007.
Em 2008 voltou a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, desta vez pelo Corinthians. Contratado pelo clube paulista em 2008, Mano foi vice da Copa do Brasil e Campeão da segunda divisão naquele ano. Em 2009 foi campeão paulista e campeão da Copa do Brasil, competição que dava vaga para a Libertadores, sonho de consumo do Corinthians para 2010, o ano do centenário. O sucesso não foi repetido em 2010, com as eliminações prematuras no Paulistão e no torneio continental.

Após a segunda queda seguida nas quartas de uma Copa do Mundo, Dunga foi demitido após o Mundial. Um mês de espera e Muricy era o novo técnico da Seleção Brasileira. Tudo certo entre CBF e Muricy, só esqueceram do Fluminense, que não liberou o treinador, que inclusive mostrou alguma magoa com a diretoria tricolor na coletiva após o clássico contra o Botafogo, mas também declarou entender.
Sendo assim, Ricardo Teixeira teve que procurar um novo treinador e viu em Mano Menezes o que precisava. Liberado pelo Corinthians, Mano assumiu a seleção na segunda-feira, 26 de julho, já com sua primeira convocação, cheia de surpresas por sinal. Vinte e quatro convocados, sete com idade olímpica e apenas quatro que disputarama ultima Copa.

Na lista estavam garotos convocados pela primeira vez: Ganso, Neymar, Rafael, Jucilei, André entre outros. Mas a grande surpresa foi mesmo o goleiro Renan, jovem de 19 anos do Avaí. Uma convocação que mostrou que não tem nome, não tem time, não tem pressão, o que convoca jogador é o seu desempenho, a qualidade do atleta.

A convocação de tantos garotos e o amistoso contra os Estados Unidos devem ser apenas experiências, mas Mano Menezes já mostra do que é capaz. Mas fica a grande dúvida: seria Mano somente um tampão até o fim do contrato de Felipão com o Palmeiras?

Nenhum comentário: